Willians Almeida, um catador de raridades do Zé Ramalho


Relicário do poeta

Depois de anos de procura, Williams de Almeida encontrou, em um sebo de Taguatinga, um exemplar do Paêbirú. Na época, começo dos anos 1990, ele pagou aproximadamente R$ 100 pela rara bolacha. O LP era o único que ele não tinha até então em sua coleção de discos do Zé Ramalho. “Mas, por uma infelicidade, alguns anos depois, levaram o vinil. Hoje, tenho só a edição em CD, europeia”, conta o servidor público de 48 anos.

O disco, claro, era item importante no acervo de Williams. Afinal de contas, há 21 anos, ele é presidente do Oficial Zé Ramalho Fã-Clube. Em um quartinho em sua casa, em Ceilândia, ele guarda dezenas de pastas com recortes de revistas e jornais sobre o ídolo, pôsteres, camisetas, calendários, fotos, CDs, vinis, DVDs e vários outros objetos relacionados ao cantor paraibano. Alguns deles têm valor — ao menos afetivo — muito maior do que o LP furtado. “Tenho duas jaquetas que foram dele, as que ele usa nas capas dos discos A terceira lâmina e Opus visionário”, conta Williams.

Ainda mais valioso do que qualquer peça de seu pequeno “museu” é a amizade que ele mantém com Zé Ramalho. “Ele tomou conhecimento do fã-clube pelo pessoal do fã-clube do Alceu Valença. Daí me escreveu uma carta, mandou telefones para mantermos contato. Depois passou a me enviar material de divulgação, fotos, etc. Mas foi uma longa caminhada. Hoje até xerox da certidão de nascimento dele eu tenho”, relembra o servidor público. Em 1993, o cantor visitou o fã-clube. O que ajudou a perpetuar a amizade entre os dois. Depois do show de hoje, Williams pretende entregar a ele os calendários 2011 com fotos do cantor que mandou fazer.

Hoje em dia, o Oficial Zé Ramalho Fã-Clube promove encontros periódicos. O último foi há dois meses. “Ele aborda nas letras coisas místicas, proféticas, sobre a política, sobre o brasileiro comum que batalha pelas coisas. Eu tenho ele como uma pessoa comum, mas de grande criatividade”, comenta Williams, justificando a admiração por Zé Ramalho. Quem também for admirador do artista e quiser conhecer o fã-clube, pode entrar em contato pelos telefones 3371-6550 e 9328-9352.

Pedro Brandt - Brasília-DF

3 comentários:

  1. COM. CERTEZA WILLIANS É MUITO PRÓXIMO ,UM PORTA PARA QUEM GOSTARIA DE FALAR ALGO SOBRE O ARTISTA.MERECE
    TODO CRÉDITO DE REPRESENTA-LO. COMO
    FÃ.EU COMO FÃ, ALÉM DE CONHECE-LO CERTO TEMPO. ,ADMIRO-O. NÃO SO COMO UM PERFEITO MÚSICO MAIS COMO UMA. DÁDIVA DA ARTE PARA OS. VIVENTES

    ResponderExcluir
  2. Wildiano, estou precisando muito de alguns esclarecimentos para finalização de um livro sobre canções do primeiro álbum de Zé Ramalho. Vc pode me ajudar?

    ResponderExcluir
  3. Desculpe Willians, o corretor publicou seu nome errado.

    ResponderExcluir