Canção Agalopada

 
Foi um tempo que o tempo não esquece
Que os trovões eram roucos de se ouvir
Todo um céu começou a se abrir
Numa fenda de fogo que aparece
O poeta inicia sua prece
Ponteando em cordas e lamentos
Escrevendo seus novos mandamentos
Nas fronteiras de um mundo alucinado
Cavalgando em martelo agalopado
E viajando com loucos pensamentos

Sete botas pisaram no telhado
Sete léguas comeram-se assim
Sete quedas de lava e de marfim
Sete copos de sangue derramado
Sete facas de fio amolado
Sete olhos atentos encerrei
Sete vezes eu me ajoelhei
Na presença de um ser iluminado
Como um cego fiquei tão ofuscado
Ante o brilho dos olhos que olhei

Pode ser que ninguém me compreenda
Quando digo que sou visionário
Pode a bíblia ser um dicionário
Pode tudo ser uma refazenda
Mas a mente talvez não me atenda
Se eu quiser novamente retornar
Para um mundo de leis me obrigar
A lutar pelo erro do engano
Eu prefiro um galope soberano
A loucura do mundo me entregar

© EMI Songs do Brasil Edições Musicais Ltda.


Canção Agalopada foi feita em outra modalidade dos repentistas, o-martelo-agalopado de 10 sílabas em 10 linhas. Era a faixa de abertura do disco Terceira Lâmina, e foi baseada em versos do libreto de cordel, Apocalypse, de Zé Ramalho, editado em 1977.

A temática, de sua grande intimidade em vista das leituras da Bíblia, focaliza, mais do que conceitos, a riqueza das imagens, além de uma letra antologicamente profética. -
Comentário adaptado do álbum: 20 anos - Antologia Acústica, lançado em 1997.

O SIMBOLISMO DO NÚMERO SETE NA BÍBLIA:

Número da preferência Divina, pois, SETE são os dias da semana, são as cores do arco-íris, são as maravilhas do mundo antigo, são as notas musicais... Enfim, SETE indica plenitude!

Silvia Elena

Nenhum comentário:

Postar um comentário