Zé Ramalho, de Brejo do Cruz, Paraíba



 José Ramalho Neto nasceu no dia 3 de outubro de 1949, em Brejo do Cruz, Paraíba. Quando tinha dois anos de idade, seu pai se afogou numa represa do sertão, e ele passou a ser criado por seu avô. A relação entre os dois seria mais tarde homenageada na canção Avôhai. Após passar a maior parte da sua infância em Campina Grande, sua família se mudou para João Pessoa. Na capital, Zé Ramalho participou de algumas apresentações da Jovem Guarda, sendo influenciado por Renato Barros, Leno & Lilian, Roberto Carlos e Erasmo Carlos, Golden Boys, Rolling Stones, Pink Floyd e Bob Dylan. 

Suas influências musicais são uma mistura de elementos da cultura nordestina (cantadores, repentistas e rabequeiros).Há elementos da mitologia grega e das histórias em quadrinhos em suas músicas.

Em 1974, ele tocou na trilha sonora do filme Nordeste: Cordel, Repente e Canção, de Tânia Quaresma. Na época, passou a misturar as suas influências: de rock and roll e forró. Um ano depois, gravou seu primeiro álbum, Paêbirú, com Lula Côrtes na gravadora Rozenblit. 

Em 1977, gravou seu segundo álbum e primeiro solo, Zé Ramalho. Em 1979, veio o terceiro filho, João, fruto de sua relação com a cantora Amelinha, e também o terceiro álbum, Zé Ramalho 2, também conhecido como A Peleja do Diabo com o Dono do Céu. Mudou-se para Fortaleza em 1980, onde escreveu seu livro Carne de Pescoço. O quarto álbum A Terceira Lâmina, foi lançado em seguida, e logo após, veio o quinto, A Força Verde, em 1982.

Em 1983, terminou sua relação com Amelinha e se mudou para o Rio de Janeiro. Após o lançamento do sexto álbum, Orquídea Negra, ele se casou com a prima de Amelinha, Roberta, em 1984. Os anos oitenta seriam palco de uma queda no sucesso de Zé Ramalho, com o lançamento dos álbuns Prá Não Dizer que Não Falei de Rock (ou Por Aquelas Que Foram Bem Amadas) (1984), De Gosto de Água e de Amigos (1985), Opus Visionário (1986) e Décimas de um Cantador (1987). Em 1990, ele tocou nos Estados Unidos para um público brasileiro.

Elba e Zé Ramalho
Em 1992, teve seu quinto filho, José, fato que foi seguido pelo lançamento do álbum Frevoador. Em 1995, veio a primeira filha: Linda. Em 1996, gravou o álbum ao vivo O Grande Encontro com sua prima Elba Ramalho e os famosos nomes da MPB Alceu Valença e Geraldo Azevedo. No mesmo ano, lançou o álbum Cidades e Lendas. Com o sucesso de O Grande Encontro, Zé Ramalho decidiu gravar uma nova versão de estúdio em 1997, desta vez sem Alceu Valença. O álbum vendeu mais de 300 mil cópias, recebendo os certificados ouro e platina. A seguir, o álbum tributo Zé Ramalho canta Raul Seixas. Dividiu o palco com Elba Ramalho no Rock in Rio 3. Em 2002, o décimo sétimo álbum, O Gosto da Criação.

Em 2003, Estação Brasil, um álbum com várias regravações de canções brasileiras e uma inédita foi lançado. Em 2005, gravou seu único álbum solo ao vivo, Zé Ramalho ao Vivo. Seu mais recente álbum de inéditas, Parceria dos Viajantes, foi lançado em 2007 e indicado para o Latin Grammy de Melhor Álbum de Música Popular Brasileira. Em 2008, um álbum de raridades, Zé Ramalho da Paraíba,  seguido de um novo álbum de covers Zé Ramalho canta Bob Dylan - Tá Tudo Mudando. Em 2009, um novo álbum de covers, Zé Ramalho canta Luiz Gonzaga.



Nenhum comentário:

Postar um comentário