Zé Ramalho: Um patrimônio nacional e sem valor em sua terra.





                                                   Fotos: Aurilio Santos


Acervo que reúne a vida e a obra musical de Zé Ramalho está para fechar as portas por falta de apoio.

O acervo já não está abrindo todos os dias para visitação do público admiradores do artista. O diretor do acervo Aurílio Santos, lamenta a falta de incentivo e apoio por parte da prefeitura de Brejo do Cruz. “Estou sozinho numa responsabilidade cultural que não é minha, mantendo um acervo que é um patrimônio nacional”.

O acervo reúne atualmente mais de 600 materiais, distribuídos em documentos escritos, sonoros e iconográficos sobre o cantor. Este vasto material descreve toda a trajetória musical de Zé Ramalho, desde sua infância no São José do Brejo do Cruz até a grande consagração no Rio de Janeiro.

Em pouco tempo que está aberto, já foi visitado por muita gente vinda de diversos cantos do País. Mas, agora, este patrimônio, deixará de ser exibido para o publico, irá para caixas a serem guardadas na casa do fotógrafo Aurilio Santos. Onde ficará guardado. Sem proteção.

O acervo funciona num prédio particular no barro do Emboca em Brejo do Cruz. Os problemas começaram: tem que pagar aluguel para o dono do imóvel e não existem recursos para manter o acervo alojado. Desde então é um problema para manter-se aberto.

Aurilio Santos tem um projeto de comprar um terreno na encosta da Pedra de Turmalina, citada na música “Avôhai” e construir uma casa para acomodar definitivamente o acervo, com uma ‘arquitetura rústica, o projeto é estimado em R$ 30,00 mil reais.

Enquanto o grande sonho não se concretiza, Aurílio procura patrocinadores, parceiros e lugares para acomodar este patrimônio musical que conta a história de Zé Ramalho.

Visite e conheça o blog do Acervo Cultural Zé Ramalho através do link:

acervoculturalzeramalho.blogspot.com / Brejo do Cruz-PB (Aurílio Santos)

Adquira os produtos do Acervo:

auriliosantoz@gmail.com / 83 9624 7726 tim

Nenhum comentário:

Postar um comentário