Zé Ramalho volta aos palcos esbanjando talento e vitalidade

Cantor fez uma grande apresentação em Curitiba e demostrou estar totalmente recuperado do problema cardíaco enfrentado no começo do ano



Zé Ramalho, um artista de verdade (Foto – Marcos Anubis/Cwb Live)


O cantor e compositor Zé Ramalho se apresentou ontem (31) no Curitiba Master Hall. O show foi recheado de grandes clássicos, como “Avôhai” e “Chão de giz”, e homenagens a outros artistas, como Raul Seixas e Luiz Gonzaga.

A julgar pela vitalidade e a simpatia demonstrada durante toda a apresentação, o cantor, que passou por uma cirurgia cardíaca no último mês de março, está totalmente recuperado.

Zé pisou no palco ao som de “O vento vai responder”, uma versão do clássico “Blowin’ in the Wind”, de Bob Dylan. Logo nos primeiros acordes foi possível perceber o poder impressionante que o cantor exerce sobre as canções que interpreta. Sua voz grave e empostada e a forma como ele se entrega no palco, essa uma característica dos grandes artistas, chamam muito a atenção.

Um dos mais emocionantes momentos do show foi a canção “Mulher nova, bonita e carinhosa”, com sua melodia misturando a cultura moura e os ritmos nordestinos. A música foi um grande sucesso na voz da cantora Amelinha, no início dos anos 1980. “A mulher tem na face, dois brilhantes, condutores fiéis do seu destino. Quem não ama um sorriso feminino desconhece a poesia de Cervantes”, diz a letra.

O cantor se comunicou pouco com o público, mas sempre de forma carinhosa, como ao anunciar a música “Táxi lunar”, do disco “Orquídea negra”, lançado em 1983. “Seguindo com a nossa viagem musical, vamos tomar um taxi para a estação lunar”, disse. Zé não se esforça para impor emoção e dramaticidade às suas canções. Isso acontece de uma forma muito natural.

Outro destaque foi “A terceira lâmina”, uma das pérolas do repertório de Zé Ramalho. “O ritmo do nordeste é a filosofia do baião e a pegada do forró”, disse ao anunciar a música. A letra da canção demonstra bem o seu estilo de compor, com imagens visionárias e proféticas. “E virá como guerra a terceira mensagem. Na cabeça do homem, aflição e coragem. Afastado da terra, ele pensa na fera que o começa a devorar”, diz a letra.

“Admirável gado novo”, talvez o maior sucesso da carreira do cantor, foi cantada pela plateia como se fosse um hino. “O povo foge da ignorância, apesar de viver bem perto dela. E sonham com melhores tempos idos, contemplam essa vida de uma cela”, declama o cantor. Apesar de ter sido gravada no disco “Zé Ramalho 2”, de 1980, qualquer semelhança com a situação atual do Brasil não é mera coincidência.

Além da versão de “Blowin’ in the Wind”, de Bob Dylan, Zé fez referência a outro grande artista. “Esse é um momento especial em que eu faço uma homenagem a um companheiro de profecias”, disse antes de tocar “Gita” e “Medo da chuva”, de Raul Seixas.

Outro momento marcante foi “Eternas ondas”. O público ouvia como se estivesse em outro plano, contemplando as imagens criadas pela mensagem da canção. Zé compôs a música, em 1980, especialmente para Roberto Carlos. O Rei gostou, mas optou por não gravá-la, achando a letra muito “carregada de imagens apocalípticas”. Um ano depois, o cantor Fagner acabou gravando a música e ela se tornou um dos grandes sucessos de sua carreira.

Do baião ao blues, de Jackson do Pandeiro a Dylan

Zé Ramalho é, talvez, o artista brasileiro que melhor mescla os ritmos nordestinos. Um exemplo disso é “Frevo mulher”. No show, ela foi tocada em uma versão ainda mais rápida que a original, com uma introdução feita só pela parte percussiva do grupo, bateria e zabumba. Antes do término da música, o cantor apresentou os músicos e se despediu. “Zé Ramalho e a ‘Banda Z’ se despedem de vocês. A todos vocês que fazem parte desta massa, o meu muito obrigado e fiquem com Deus”, disse.

Na volta para o bis, o cantor se dirigiu novamente ao público, agradecendo e se mostrando realmente feliz por estar de volta aos palcos depois do problema de saúde que enfrentou no começou do ano. “Foi um grande prazer passar esses momentos com vocês nesse show que é uma celebração da vida”, afirmou. Em seguida, uma das músicas mais aplaudidas pelo público presente no Master Hall, “Sinônimos”, gravada também pela dupla sertaneja Chitãozinho & Xororó. Para encerrar a noite, “Vida de viajante”, homenagem a um dos grandes representantes da música nordestina e brasileira, Luiz Gonzaga.

Zé foi acompanhado pela “Banda Z”, Chico Guedes no baixo, Edu Constant na bateria, Dodô de Moraes nos teclados, Toti Cavalcanti nos instrumentos de sopro e Zé Gomes na percussão.

Na saída do show era possível perceber a satisfação do público em ter visto um dos grandes nomes da MPB, novamente, em plena forma. A música brasileira necessita de talentos como Zé Ramalho, sempre.

Confira a entrada de Zé Ramalho no palco e a música “O vento vai responder”, versão de “Blowin’ in the Wind” de Bob Dylan.


 Publicado por Marcos Anubis

Nenhum comentário:

Postar um comentário